sábado, maio 26, 2007

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO - PROJETO SHAKESPEARE PARA CRIANÇAS


SINOPSE

A idéia central da Cia do Abração – Espaço de Arte e Cultura realizadora do Projeto Shakespeare para Crianças, é proporcionar aos pequenos um primeiro contato com a boa literatura, partindo dos princípios da arte-educação, onde todos os artistas envolvidos no projeto estão conscientes do importante papel que representam como formadores de opinião para a criança.

No Sonho de Uma Noite de Verão, quatro velhinhos, contadores de estórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, se utilizam de objetos para contar esta estória que fala dos encontros e desencontros de dois casais. A idéia de trabalhar com manipulação de objetos parte do princípio que esta é a maneira que as crianças naturalmente se utilizam para criarem os seus próprios “Faz – de - Conta”. Assim, os personagens da estória são representados por objetos do cotidiano, como um par de sapatos altos, uma gravata borboleta, etc.

Na nossa versão, os reis da floresta brigam, não pelo seu pagem, mas pela posse do Livro dos Sonhos que ao nosso ver, pertence a todos e, o que passamos como mensagem é que quando a natureza entra em desarmonia, todos que neste mundo vivem brigam e se desarmonizam. Além disto, fazemos uma reflexão sobre a infância e a velhice, por isto, nossos doces velhinhos, no final da peça, acabam se tornando crianças ou libertando a criança que todos guardamos dentro de nós. Desta forma, trabalhamos com a idéia de fazer um teatro para criança de todas as idades, sem menosprezar a inteligência de nosso público.

Este espetáculo, de linguagem estética simples, criativa e poética pode ser apresentado em qualquer espaço físico, quer num jardim como em um suntuoso teatro. É a nossa forma brasileira de, com poucos recursos técnicos ou econômicos, irmos contado histórias para que elas nunca se acabem.

Produção: Cia do Abração
Direção: Maurício Vogue
Elenco:
  • Inés Gutiérrez
  • Simão Cunha
  • Moira Albuquerque
  • Val Salles

Um comentário:

Anônimo disse...

Sonhos vividos,
sonhos sonhados,
sonhos almejados e realizados.
Todos Fazendo parte
de uma mesma realidade.
A da nossa eterna busca
por uma tal de FELICIDADE.

Se hoje faço parte desta obra fantástica, é porque algo tenho à contribuir, uma felicidade tamanha. E é com muito orgulho que deposito meu singelo amor numa oportunidade de muitos sonhos sonhar, e desta bela história poder contar.